De Jundiaí a Montevideo

Iniciamos nossa viagem de férias 2014 nas primeiras horas do dia 01 de janeiro.

Saímos às 4:00h da manhã sentido a cidade de Osório/RS, percorrendo neste primeiro dia 1.088 Km pela BR 116 e BR 101 sem nada de trânsito, fizemos quatro paradas durante o trajeto e chegamos em nosso destino as 16:00h.

A cidade fica as margens da BR 101 e é conhecida como a cidade dos bons ventos e em razão dos ventos possui a segunda maior usina eólica do mundo, o Parque Eólico de Osório, atrás apenas dos Estados Unidos.

Dia 02/01, partimos às 7:00h de Osório/RS com destino a Jaguarão/RS na fronteira com o Uruguai.

A estrada é bem sinalizada, porém no trecho entre Porto Alegre e Pelotas o trafego de veículos é mais intenso com muitos caminhões e boa parte da rodovia estava em obra.

Após Pelotas/RS, seguimos até o fim da BR 116 já em Jaguarão/RS em um verdadeiro tapete ( + - 120 km ), sem muitos veículos em retas que não acabavam mais, porém sem nenhum posto de combustível ou posto de serviços. Fomos encontrar algo somente próximo a Jaguarão/RS.

Rodamos 480 km e chegamos em nosso destino as 12:30h. Cidadezinha tranquila, com vários casarões antigos e cruzando a fronteira pela ponte internacional Visconde de Mauá já se vê vários Free Shops.

Aproveitamos para fazer umas comprinhas e no dia seguinte seguir direto a Montevideo.

Dia 03/01, partimos de Jaguarão às 8:30h sentido Montevideo. A cidade Uruguaia fica a 415 km de Jaguarão e por volta das 13:00h nós já havíamos chegado a nosso destino.

No posto aduaneiro só foi solicitado o R.G. e o documento do carro, preenchemos uma ficha e seguimos pela Ruta 18 e Ruta 8.

A estrada é bem tranquila, sem muito movimento e basicamente a mesma paisagem por uns 300 km, a vista até cansa um pouco.

No trajeto há alguns vilarejos e uns quatro postos de gasolina, sendo que o primeiro após 120 km, e os postos de polícia sem ninguém.

O hotel o qual ficamos hospedados em Montevideo ficava a duas quadras da Avenida 18 de Julio e a duas quadras da Plaza Independência, ou seja, ficamos próximos dos principais pontos turísticos da região central.

Dia 04/01 acordamos um pouco mais tarde, precisávamos repor as energias pois já havíamos rodado + de 2.000 km percorridos.

Neste dia fomos conhecer a Fortaleza del Cerro ( Museu Militar ) que fica em um dos pontos mais altos da cidade e se tem uma bela vista de Montevideo.

Para se chegar lá, passamos por um bairro bem feio, muita bagunça pelas ruas, carros velhos, motociclistas sem capacete, muita gente andando pelas ruas. O bairro se formou ao redor da Fortaleza com uma população mais carente.

Como estávamos bem próximo ao acesso da Ruta 5, aproveitamos para conhecer a Vinícola Juanicó, que ficava a 35 km da Fortaleza.

O local é bem agradável, e a visita para se conhecer o processo de produção do vinho era feito somente com reservas. Como não havia feito a reserva, compramos algumas garrafas e ficamos apreciando o local e suas plantações.

No retorno a Montevideo, um policial me parou, pois eu havia esquecido de ligar o farol baixo do carro, que é obrigatório no Uruguai. Isso já foi o suficiente para ele querer se aproveitar.

Primeiro disse que eu estava com o farol apagado, até aí tudo bem, depois disse que eu estava a 131 km/h em uma rodovia em que o limite era de 90 km/h. Como era pura mentira, pois estava a 80km/h, já percebi que ia criar caso e não deu outra.

O policial disse que iria ficar com o documento do carro e que eu teria que pagar uma multa de 10.000 pesos ( +-R$ 900,00 ) para retirar o documento.

Depois de muito conversar com o policial ele nos liberou sem aplicar nenhuma multa. Na verdade o safado queria propina, mas consegui convencer ele com o nosso jeitinho Brasileiro de ser.

Após este contratempo, retornamos ao hotel e por volta das 21:00h fomos assistir a um espetáculo ao ar livre, onde todos os Uruguaios e turistas se reúnem para assistir - o pôr do sol nas Ramblas.

Em Montevideo dia termina somente as 21:00h, então ficamos na Rambla ( avenida de aproximadamente 22 km que beiram a costa uruguaia ) para ver o pôr do sol.

Dia 05/01, domingo é dia de feira em Montevideo, então aproveitamos para conhecer algumas delas.

Fomos à feira Tristan Narvajo, a feira mais famosa da cidade, onde vende de tudo o que se possa imaginar. A parte principal da feira se dá na calle Tristan Narvajo, porém ela se espalhou pelas outras ruas de tão grande que ficou.

Da Tristan Narvajo fomos conhecer o Parque Rodó, lá também há uma feira porém se vende mais roupas e artesanatos.

Ficamos toda parte da manhã nas feiras e depois fomos almoçar no Mercado Del Puerto, onde o carro chefe dos restaurantes são as parillas uruguaias e a bebida é o médio y médio.

Locais onde comer em Montevideo:  La Pasiva, Che Montevideo, El Viejo y el mar, El fogón, Mercado del Puerto.

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode