4º dia

Neste dia fomos conhecer alguns atrativos em Bento.

Pela manhã fiz a reserva do passeio de Maria Fumaça para o período da tarde, pois como é um dos mais conhecidos corríamos o risco de ficar sem ingresso.

Feito a reserva, fomos conhecer o Vale do Rio das Antas. É um trecho da RST 470 onde existem várias vinícolas e um mirante lindo que faz vista para o vale.

Logo no início fomos conhecer a Vinícola Salton e por sorte assim que chegamos ao me informar sobre a visitação havia acabado de iniciar um grupo, então nos juntamos e fomos conhecer a vinícola.

Primeiro você passa pela fábrica e depois nos locais onde ficam os carvalhos com vinho descansando ( 8 metros abaixo da terra ) e para fechar em grande estilo e melhor parte – degustação de vinhos e espumantes – o principal de tudo isso é que não pagamos um centavo. ( ROTEIRO GRATUITO ).

Na saída para quem quiser existe uma lojinha para compra dos vinhos onde aproveitamos para fazer uma comprinha.

De volta a nosso roteiro, seguimos pelo Vale e como não conhecíamos nada, os locais que mais nos agradava nós entrávamos.

Vimos uma entrada com os dizeres CASA BUCCO e foi melhor ainda, pois neste local eles fabricam cachaças e vinhos. ( Estão entre as melhores cachaças do Brasil )

Quando chegamos não havia ninguém ( turista ) e o rapaz que nos atendeu foi bem detalhista na explicação e na degustação também.

Degustei uns 10 tipos entre cachaça e licor, além de uma caipirinha de kiwi que ele faz na hora. Fiquei até meio zureta.

Isso só fez abrir nosso apetite e como estava perto do horário do passeio do trem, fizemos uma parada rápida para almoçar e fomos à estação ferroviária.

Antes do passeio, fomos conhecer a Epopéia Italiana que é um teatro interativo que conta a história da vinda dos italianos para Bento Gonçalves.

O passeio de trem é muito bom, com músicas tradicionais e italianas tocadas durante o trajeto e degustação de vinho e suco de uva durante as paradas. Da pra ficar “chapado” se não maneirar na dose.

 

5º dia

Último dia em Bento e fomos conhecer o Caminho das Pedras, Vinícola Aurora e Vale dos Vinhedos.( Vinícola Miolo e Casa Valduga ).

No caminho das pedras conhecemos a casa do mate, onde uma senhora nos mostrou todo o processo de moagem da folha e finalizou com o preparo de um chimarrão para nós.

Voltando o caminho, paramos na casa da ovelha, onde são fabricados produtos a partir do leite da ovelha e por R$ 2,00, você faz degustação de alguns tipos de queijo e acompanha um cachorro manejar um rebanho de ovelhas.

Voltando ao centro da cidade, fomos visitar a Vinícola Aurora e ao chegarmos a recepcionista nos encaminhou a uma sala onde iria começar uma visitação com um grupo de excursão e mais uma vez nos juntamos com o pessoal e mais uma vez também tudo gratuito.

 

Saindo da Aurora seguimos ao Vale dos Vinhedos onde no trajeto existem 32 vinícolas e vários restaurantes.

Se fosse para visitar todas seria o dia todo, então fomos somente à Miolo e Casa Valduga, onde em ambas a pessoa paga um valor na entrada que é convertido em produtos.

Na Miolo além do tour pela vinícola você aprende um pouco com o guia que é um enólogo formado, como diferenciar vinhos de safras novas e antigas bem como qualidade de vinhos e espumantes isso tudo em uma sala de degustação deslumbrante.

 

Após várias taças de vinhos, voltamos para a pousada e na saída do vale havia uma blitz....sacanagem né !!......porém ao passarmos o policial viu a placa do carro o liberou a passagem, pois estavam parando somente carro e moto da cidade. Ufa !!!!!

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode